I Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional

Prazo encerra em

I Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional
Baixe o Regulamento

O primeiro Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional busca reconhecer o trabalho de jornalistas e veículos de comunicação brasileiros que tenham se dedicado à cobertura de temas humanitários, muitos deles trabalhados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O objetivo é incentivar a criação de conteúdo jornalístico de qualidade sobre temas humanitários na imprensa brasileira.

Temas de pauta

Devem ser tratados temas humanitários em conflitos armados, porém as reportagens inscritas podem fazer referência à aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário (DIH), ou seja, as normas aplicáveis na guerra. O conteúdo inscrito também pode se referir ao impacto humano dos conflitos armados, em particular a assistência humanitária (entrega de alimentos, de medicamentos, atenção à saúde, fornecimento de água potável), migração, refúgio, desaparecimentos em situação de conflitos armados, ataques a missões médicas e violência sexual em situação de conflitos armados.

Premiação para o primeiro colocado

Viagem para até dois profissionais a um contexto de conflito armado onde o CICV atua, incluindo passagem aérea, hospedagem e diária durante uma semana em local a ser definido pela instituição. Os premiados poderão conhecer e cobrir a problemática humanitária local e o trabalho feito pela organização, com facilitação de entrevistas e acompanhamento do pessoal do CICV.


prêmios; jornalismo; prêmios de jornalismo; profissional; direitos humanos; cidadania